O acompanhamento multidisciplinar envolve médicos, psicólogos,  terapeutas, educadores físicos, entre outros profissionais.

O paciente dependente químico ou com algum tipo de transtorno mental possui necessidades e possibilidades terapêuticas diferentes, por isso o tratamento precisa ser individualizado e realizado por uma equipe multiprofissional eficiente.

A abordagem multidisciplinar possibilita mais autoconhecimento, elevação da autoestima, estímulo à percepção do meio afetivo que cerca o paciente e seu relacionamento com este meio. Assim é possível fazer com que o paciente entenda o motivo do seu tratamento, criando um vínculo com a equipe que será utilizado como instrumento para sua reabilitação social e familiar.

O ambiente onde acontece o tratamento de pacientes dependentes químicos ou com transtornos mentais também é importante. O objetivo é estabelecer e proporcionar um ambiente agradável e seguro ao paciente, fortalecendo um vínculo terapêutico para que ele possa aprender a se expressar mais adequadamente, diminuindo sua ansiedade e auxiliando-o a lidar melhor com suas frustrações e conflitos da vida diária.

Envolvendo o trabalho da equipe multidisciplinar no tratamento de dependência química e transtornos mentais, a enfermagem também é importante, pois é a responsável por oferecer cuidados que visam proporcionar bem-estar físico e emocional ao paciente, verificando, por exemplo, o surgimento de qualquer efeito colateral da medicação. Ainda dentro da abordagem multidisciplinar, os terapeutas ocupacionais se destacam, auxiliando na recuperação da função humana do paciente, elevando o perfil das suas ações motoras e mentais.

Clínica Espaço Village oferece tratamento psiquiátrico e de Dependência Química baseado em evidências científicas, com médicos formados e residência na UFRJ.

  • Psicólogos com formação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC);
  • Nutricionistas
  • Arteterapeutas
  • Profissionais de enfermagem e de educação física completam a nossa equipe.

Entre em contato conosco:

Você pode entrar em contato conosco através dos telefones abaixou ou, pode nos enviar um e-mail preenchendo o formulário.

Telefones:

(21) 2538-1202
(21) 99152-8837 – EMERGÊNCIA 24h

contato@162.214.105.138