Seu filho está passando pelos altos e baixos da adolescência. Então você começa a perceber que o comportamento dele é um incomum e parece passar de extrema irritabilidade a extrema tristeza a cada poucos dias.
Você pode começar a pensar que talvez seja mais do que angústia de adolescente. Talvez seu filho tenha transtorno bipolar.
Leia para saber quais sintomas procurar, como o transtorno bipolar é diagnosticado e como essa condição de saúde mental é tratada.
Comportamento cheio de angústia não é novidade para o pai de um adolescente. As mudanças nos hormônios e a puberdade podem fazer com que, mesmo o adolescente mais bem-comportado, pareça um pouco perturbado ou excessivamente emocional de vez em quando. No entanto, algumas mudanças de humor na adolescência podem ser o resultado de uma condição mais grave, como o transtorno bipolar.
Transtorno Bipolar em Adolescentes
Um diagnóstico de transtorno bipolar é mais comum durante o final da adolescência e início da idade adulta. Para adolescentes, os sintomas mais comuns de um episódio maníaco incluem:
- sentimento de muita felicidade
- mau comportamento
- comportamentos perigosos
- abuso de substâncias
- pensamento em sexo mais do que o habitual
- excessivamente sexual ou sexualmente ativo
- problemas para dormir, mas não mostrar sinais de fadiga ou estar cansado
- dificuldade em manter o foco ou se distrair facilmente
Para adolescentes, os sintomas mais comuns de um episódio depressivo incluem:
- dormir muito ou pouco
- comer muito ou pouco
- sentir-se muito triste e mostrando pouca excitabilidade
- retirar-se de atividades de amigos
- pensamento suicida
Diagnosticar e tratar o transtorno bipolar pode ajudar os adolescentes a viver uma vida saudável. Saiba mais sobre o transtorno bipolar em adolescentes e como tratá-lo.